É o programa de aceleração da Universidade do Porto que ajuda equipas de investigação a transformar projetos em negócios. O objetivo do programa é estruturar e validar as ideias para potencializar modelos de negócio inovadores, com potencial de mercado e impacto na região.

Este ano programa será realizado pela Porto Business School

Destina-se a pessoas afiliadas à Universidade do Porto ou Entidades Participadas. Poderão concorrer, individualmente ou em equipa, até 5 elementos, com ideias de negócio criativas, tecnológicas ou de conhecimento intensivo. O programa procura equipas de empreendedores que estão a desenvolver projetos de valorização de resultados de investigação.

Pessoas interessadas e elegíveis terão que preencher formulário de candidatura disponível na plataforma aqui.

A candidatura deverá ser acompanhada por uma declaração de apoio da Direção da Entidade Constitutiva ou Entidade Participada na qual o/a proponente principal tem afiliação. Essa declaração deve estar assinada.

Minuta disponível aqui.

Consulte as linhas orientadoras do BIP Acceleration aqui.

Prémios

Os 10 finalistas ganharão acesso ao programa BIP Acceleration

Os 3 vencedores da Final do BIP Acceleration receberão:

Calendário

O BIP Acceleration vai desenrolar-se ao longo de 7 workshops presenciais de 4h cada, 6 ministrados pela Porto Business School e 1 ministrado pela U.Porto Inovação. 
Haverá muito trabalho de equipa para acelerar a interação e o desenvolvimento de negócios com base em conhecimento científico,  tecnológico e criativo nascido na Universidade do Porto.

O BIP Acceleration culmina numa Sessão Final, na qual as equipas vão ter a oportunidade de apresentar o pitch do seu projeto a agentes de inovação e empreendedorismo do ecossistema.

1º dia

27/10/2025

Problem-Solution-Fit
4h

Product-Market-Fit (Prototyping)
4h

(PBS)

2º dia

29/10/2025

Product-Market-Fit (Testing & Validating)  4h

Business Model & Pricing 
4h

(PBS)

3º dia

30/10/2025

Go-to-Market
4h

Investment Readiness
4h


(PBS)

4º dia

31/10/2025

Intellectual Property Technology Transfer
4h

(UPTEC)

5º dia

04/11/2025

DemoDay – Pitch Day

(PBS)

Equipas 2025

AI4BirthCare

Daniel Fidalgo

Dulce Oliveira

Marina Moucho

Nilza Ramião

Rita Moura

À medida que o parto se torna mais desafiante, devido à idade materna avançada e pressão sobre os serviços de saúde, surge a necessidade de ferramentas que apoiem decisões médicas. O AI4BirthCare é um sistema de apoio à decisão baseado em dados que prevê lesões maternas. Usa medições anatómicas, ecografias e dados pessoais para avaliar riscos quase em tempo real, identificar zonas pélvicas vulneráveis e estimar a probabilidade de parto bem-sucedido, tornando os cuidados mais seguros e eficazes.

AlloPharma Research

António Xavier Correia

Hugo Filipe Almeida

Ivo Emanuel Dias

AlloPharma Research fosters next-generation therapies for Parkinson’s disease and other dopamine-related disorders by exploring precise modulation of dopamine D2 receptor activity. Our technology was designed to improve the therapeutic efficacy of existing treatments while reducing adverse effects, offering clinically relevant and broadly applicable solutions with the potential to impact patients’ quality of life and transform healthcare through safe alternative pharmacological therapies.

ALVA

Andreia Silva

António José Ribeiro

Bárbara Macedo

Sandra Tavares

Triple Negative Breast Cancer (TNBC) is the deadliest form of breast cancer. Despite understanding TNBC heterogeneity, targeted therapies are lacking, making chemotherapy the primary treatment, which severely impacts patients’ quality of life. ALVA-Therapeuticals aims to deliver small-molecule targeted therapies to prevent metastasis and offer non-toxic alternatives to taxane-based chemotherapy, marking a shift towards precision oncology with fewer side effects.

EcoWires

Adélio Mendes

Inês Freitas

Joaquim Gabriel Mendes

Rita Maria Martins

A EcoWires oferece uma tecnologia sustentável para a impressão de circuitos flexíveis. Substitui componentes caros e poluentes por materiais baratos e abundantes (injeção de tintas de carbono em substratos de celulose), revolucionando o fabrico convencional de electrónica flexível de múltiplas camadas. Esta abordagem reduz custos, poupa tempo e diminui o impacto ambiental. Atualmente no TRL 3, planeamos fabricar protótipos de embalagens inteligentes e testá-los em empresas de embalagens.

HoneyID

Cristina Maria Matos

João Paulo Pacheco

Maria Isabel Soares

Michelle Castanheira

Stephanie Morais

O HoneyID procura desenvolver dispositivos para o controlo da qualidade do mel, frequentemente sujeito a fraude e adulteração. Assim, como resposta às limitações das inspeções e à ineficácia das metodologias atuais face à diversidade de produtos transacionados pela União Europeia, o HoneyID propõe uma solução inovadora: um dispositivo analítico baseado numa plataforma em papel, portátil, económico, e de fácil aplicação, capaz de verificar a autenticidade genética e a origem geográfica do mel.

HydroClean

Ana Alexandra Pereira

Ana Rosa Silva

Luis Manuel Melo

Marta Filipa Redondo

HydroClean is an innovative water disinfection technology that uses microparticles functionalized with biocides to eliminate microorganisms without releasing biocides into the environment. This technology maximizes biocidal performance while ensuring both safety and sustainability. HydroClean is a cartridge-based solution that can be easily integrated into existing water treatment systems. HydroClean will provide clean, safe water through a more sustainable process.

LayerCrete

Ana Mafalda Matos

Barbara Rangel

Humberto Varum

Mário Pimentel

Paula Milheiro Oliveira

LayerCrete é uma solução inovadora que transforma o fabrico digital através de materiais cimenticios numa ferramenta de design e sustentabilidade. Permite criar peças únicas, personalizáveis e de grande valor estético, aliando criatividade, eficiência e responsabilidade ambiental. LayerCrete quer posicionar Portugal na linha da frente das soluções sustentáveis e diferenciadoras para a construção do futuro.

NewTissue

Catarina Souto

Inês Vilela de Sousa

Marco Filipe Araújo

Nuno Neves

Propõe-se a criação de uma start-up para explorar uma tecnologia avançada para cirurgia de fusão espinhal, aplicada ao tratamento da dor lombar. A fusão espinhal promove a união de vertebras adjacentes através de uma ponte óssea, restringindo o seu movimento e aliviando a dor. O produto bioativo que apresentamos revela osteoindutividade estimulada por características inerentes ao próprio material (sem fármacos/fatores de crescimento), demonstrando uma regeneração óssea mais eficaz e reprodutível.

REACH

Ana Sofia Teixeira

João Manuel Delgado

Leonardo Rodrigues

O projeto REACH (Renewable Energy for All Communities and Households) visa democratizar a criação de Comunidades de Energia Renovável, tornando os cidadãos agentes ativos da transição energética. Através de modelação computacional, propomos soluções eficientes e acessíveis. Em parceria com municipalidades, o projeto pretende identificar locais promissores e implementar uma instalação piloto para validar simulações e acelerar a adoção destas comunidades.

VANTAGE4MB

Rui Pereira

Helena Azevedo

Jorge Lima

Maria João Gil da Costa

Sofia Lamas

VANTAGE4MB é uma plataforma in vivo disruptiva que possibilita estudar o comportamento do tumor cerebral infantil humano – meduloblastoma – num sistema imunitário completo. O nosso modelo inovador permite, num curto período de tempo e num microambiente tumoral autêntico, avaliar com precisão a resposta específica de cada tumor infantil a diferentes agentes quimioterápicos e a imunoterapias. Esta ferramenta biotecnológica avançada irá consentir a oncologistas pediátricos utilizar e combinar as melhores terapias personalizadas melhorando significativamente os resultados clínicos, a qualidade e esperança de vida dos pacientes.

Parcerias

Siga-nos nas redes sociais

Edições anteriores

2024
2023
2022

Organizado por:

© 2025 Universidade do Porto | Todos os direitos reservados

Powered by Eventos e Viagens