É o programa de aceleração de projetos de valorização de resultados de investigação da Universidade do Porto.
Destinam-se a equipas que queiram testar e validar o modelo de negócio da sua ideia.
Destina-se a pessoas afiliadas à Universidade do Porto ou Entidades Participadas que, individualmente ou em equipas formadas por até 4 elementos, proponham projetos de valorização de resultados de investigação desenvolvida na Universidade do Porto ou Entidades Participadas.
Pessoas interessadas e elegíveis terão que preencher formulário de candidatura disponível na plataforma SantanderX aqui.
A candidatura deverá ser acompanhada de declaração de apoio da Direção da Entidade Constitutiva ou Entidade Participada na qual o/a proponente principal tem afiliação. Minuta disponível aqui.
Consulte as linhas orientadoras do BIP Acceleration aqui.
O BIP Acceleration desenrolar-se-á ao longo de 7 seminários imersivos de 4 horas e muito trabalho de equipa, para acelerar a interação e desenvolvimento de negócios com base em conhecimento científico e tecnológico da Universidade do Porto.
O BIP Acceleration culminará numa Final na qual as equipas terão a oportunidade de realizar pitch do seu projeto a agentes de inovação e empreendedorismo.
Validar, redefinir modelos de negócio e, se necessário, pivotar.
Definir ou redefinir a proposta de Valor. A metodologia dos Jobs To Be Done e sua aplicação. Identificar e avaliar os componentes do modelo de negócio que suportam a proposta de valor.
Como definir uma estratégia de internacionalização. Como selecionar e avaliar os mercados potenciais. Quais as tarefas a executar pela solução proposta.
Definir as arenas competitivas e avaliar a envolvente. A inovação disruptiva como porta de entrada para novos mercados.
Sessão de formação focada na proteção da propriedade intelectual de resultados de investigação gerados no contexto universitário e o processo de valorização e transferência de tecnologia.
Constituir e alinhar a equipa e a sua liderança com os objetivos do projeto de negócio.
Comunicar o projeto eficazmente para alcançar os objetivos do projeto, nomeadamente colaboradores, parceiros, investidores e clientes.
Regenera pretende desenvolver biofármacos inovadores, tendo como princípios ativos dois tipos diferentes de células estaminais, mesenquimatosas, e/ou seus fatores parácrinos, que de forma sinergística promovem a regeneração dos tecidos musculoesqueléticos. O projeto ambiciona marcar a diferença na medicina veterinária, mas está a ser desenvolvido na perspetiva One Health, tendo em vista a translação para o humano.
BEAT-Therapeutics está a desenvolver um novo tratamento para os cancros da mama triplo-negativos, próstata, pâncreas e ovário caraterizados por uma elevada resistência à terapêutica e por baixas taxas de sobrevivência. O novo candidato a fármaco apresenta um mecanismo de ação inovador, revelando-se seguro e muito eficaz, sendo uma esperança para a melhoria do tratamento e qualidade de vida dos doentes oncológicos.
This project employs a synergistic approach that leverages the benefits of a known drug to treat Alzheimer’s disease and the breakthrough idea of using a biocompatible and biodegradable device to release the drug over time
A remineralização biomimética da dentina (RBD), é descrita como uma estratégia que aumenta a durabilidade das ligações adesivas. Pretende-se avaliar se uma RBD selecionada, prévia à aplicação de 4 SAL aumenta a sua durabilidade.
Very-low-dose dopaminergic drugs (VLDopa) are here proposed as a preventive treatment of Machado-Joseph Disease (MJD), a rare neurodegenerative disorder for which only symptomatic therapies are available. VLDopa consists of classical antiparkinsonian drugs such as the mixture levodopa/carbidopa reformulated into very low doses that will be investigated for long-term use in MJD therapy. Rather than treating Parkinsonian symptoms, VLDopa is conceived to maintain normal levels of dopamine in the brain, thereby inhibiting the formation of MJD-characteristic protein deposits. This preventive treatment can be tested in familial forms of other neurodegenerative disorders.
An innovative Oncological Metastatic In Vitro Diagnostic (IVD) tool to predict the risk and site of metastases in cancer patients.
The goal of OralBioEra is to alleviate the symptoms of oral mucositis and enhance the quality of life for patients, through a probiotic mouthwash.
PEPIL pretende resolver os problemas de infeções na pele. Para isso usa uma tecnologia inovadora que conjuga Péptidos com Líquidos Iónicos para formulações tópicas.
Esta tecnologia baseia-se nos resultados obtidos recentemente onde demonstramos que a atividade antimicrobiana pode ser adicionada aos Péptidos que produtores de colagénio através de conjugação com Líquidos Iónicos antimicrobianos e de permeação dérmica.
Ferramentas de inteligência artificial de análise preditiva para as características sensoriais dos alimentos. Adiciona a receita (ingredientes e processo) e obtém uma previsão do perfil de sabores.
O apoio do Santander Universidades à organização desta iniciativa inclui disponibilização de plataforma para inscrição de participantes, para o que será necessário ter (ou criar) conta na plataforma SantanderX. Os dados inseridos na referida plataforma serão utilizados para a gestão desta iniciativa e para eventuais comunicações relacionadas com a mesma. Não serão utilizados pelo Santander Universidades para outras finalidades, a não ser que o autorizem expressamente. Para mais informação sobre a forma como o Santander trata os seus dados, pode consultar a Política de Privacidade “For End Users”.
bip@reit.up.pt
+351 220 408 077
© 2023 Universidade do Porto | Todos os direitos reservados
Powered by Eventos e Viagens